< Voltar

Trombocitopenia e menstruacao

23/04/2019 |  

Trombocitopenia e menstruacao
A menstruação é um processo fisiológico que consiste na desintegração da camada superficial do endométrio, rompendo inúmeros vasos, o que implica no sangramento que já se conhece.

A resposta fisiológica do organismo é a ativação plaquetária, para estancar o sangramento. Pouco tempo após o inicio do processo, as plaquetas já fazem a adesão ao subendotelio vascular, ativam outras plaquetas e se agregam, formando o tampão plaquetário.

Este processo pode acontecer em várias regiões, tendo um consumo de plaquetas maior do que a produção pela medula óssea, levando à uma diminuição temporária da contagem de plaquetas.
Segundo estudos, a trombocitopenia é mais evidente no primeiro dia da menstruação em relação aos demais.

É preciso saber também se não há outra causa de trombocitopenia, caso esse parâmetro esteja alterado, pois qualquer situação de acometimento da medula óssea pode alterar a contagem das plaquetas.

Saber se a mulher encontra-se no período menstrual acaba sendo importante para explicar uma possível trombocitopenia, caso ela esteja presente, o que poderia ser feito de forma de questionamento no momento da coleta.

Outra alteração que pode acontecer é a presença de macroplaquetas. Estas aparecem devido à quadros de indução à ativação plaquetária, e a reparação dos vasos lesados na menstruação é um desses casos.

Em resumo: Um quadro de trombocitopenia leve com presença de macroplaquetas, também de forma leve, em uma mulher sem causa aparente, pode ser explicado pelo fato de ela estar no período menstrual.
Gostou do nosso conteúdo?
Cadastre-se para receber nossos conteúdos exclusivos.
< Voltar
(45) 99902-3030
contato@hemoclass.com.br